Melão Jr. é um polímata autodidata, o autor do Saturno V. Detém um recorde mundial registrado no Guinness Book em Xadrez às cegas, escreveu mais de 400 artigos sobre investimentos, entre um total de 1.700 artigos em diversas outras áreas do conhecimento, é membro de sociedades de alto Q.I. em cinco continentes e autor de inovações em diferentes campos científicos.
Investimentos, Econometria e Gerenciamento de Risco
2005 - Autor de artigos inovadores, em diversos aspectos, sobre gestão de risco e estratégias de investimentos em ações, commodities, divisas, índices, futuros etc. Até 2018, o número de artigos escritos por Hindemburg sobre investimentos ou temas relacionados ultrapassou 400.
2007 - Autor de artigos vanguardistas sobre criação e desenvolvimento de sistemas automáticos de investimentos, metodologia para avaliação dos sistemas e outros relacionados ao tema.
2007 - Autor do sistema computadorizado para gestão automática de investimentos Saturno V.
2010 - O Saturno V chega a versão 6.0 e começa a ser utilizado em contas reais. Quase todas as realizações nos anos seguintes estão relacionadas ao Saturno V, e a maioria não foi publicada por ter relação com a estratégia utilizada. As versões posteriores são todas baseadas na estrutura e na estratégia da 6.0.
2013 - Em 8 de janeiro a CVM publica a deliberação 701, impedindo Melão Jr. de exercer a função de gestor e de fazer ofertas públicas de valores mobiliários no Brasil, pelo fato de Melão não ter o certificado CGA, exigido por esta autarquia. Situação que foi regularizada com a mudança da estratégia do negócio, passando fazer fornecimento de licença de uso do software.
2014 - É promovido um abaixo-assinado, baseado em carta aberta de Hindemburg Melão Jr. direcionada à CVM e IOSCO, reivindicando a emissão de um certificado em caráter extraordinário, com fundamento no Artigo 4º, §2º, da Instrução 306 da CVM. Vários gestores profissionais de diferentes países, professores universitários e pesquisadores de diferentes áreas assinaram a petição, porém não surtiu efeito. Um dos assinantes da petição foi Dany Provost, membro em Giga Society e citado em algumas das listas das 10 pessoas mais inteligentes do mundo.
2015 - Em 15 de janeiro, o presidente da confederação helvética (que exerce a função equivalente à de presidente da Suíça) fez uma declaração bombástica que afetou dramaticamente o sistema econômico mundial, provocando a maior oscilação já registrada na história do Forex, desde 1970, em que a cotação do franco suíço em relação ao dólar apresentou um aumento excepcional de volatilidade em poucos minutos, oscilando mais de 35%, levando à falência vários bancos e corretoras. Em meio a toda essa turbulência, o Saturno V sofreu uma perda menor que 4% na maioria das contas e não chegou a 7% em nenhuma das contas, mesmo operando alavancado em 100:1 e aplicando 10% de carteira, totalizando uma alavancagem efetiva de 10:1.
2015 - Palestrante no Congresso Nacional de Robôs de Investimentos, com temas “Um pouco além do índice de Sharpe” e “Testagem e avaliação de estratégias de investimentos”. A primeira palestra apresenta uma inovação que supera os métodos propostos por William Sharpe, Nobel de Economia 1985, e Franco Modigliani, Nobel de Economia 1990. Os motivos pelos quais o “Melao_index” é mais eficiente que outros métodos existentes são explicados na palestra. No mesmo congresso, um dos mais ilustres palestrantes, Renato P. dos Santos, com dois pós-doutorados em Inteligência Artificial (um na Áustria e outro na Alemanha), durante sua palestra sobre “Elisa”, elogia Melão Jr. e o Saturno V.
2015 - Melão Jr. é convidado por T. F., doutorando em Estatística pelo Instituto Fields, para ministrar uma palestra sobre “learn machine” nessa instituição.
2016 - Saturno V começa a ser utilizado num fundo europeu e a passa a figurar nas primeiras classificações entre alguns dos principais rankings internacionais de fundos, inclusive Preqin, Barclay Hedge e IASG.
2017 - Melão Jr. participa do programa Shark Tank (pit 1, pit 2, programa) e posteriormente escreve um artigo comentando os detalhes desta participação. Também são publicadas algumas pequenas reportagens locais.
2018 - Sigma Test, depois de 12 anos sem ser aplicado, é utilizado para seleção da equipe de programadores que está trabalhando na plataforma para otimizações do Saturno V. Os 6 selecionados conquistaram juntos 22 medalhas em Olimpíadas Internacionais da Matemática, Física e Ciência da Computação.