Grande parte dos diferenciais do Saturno V em relação a outros sistemas de investimentos se deve ao uso inteligente de ferramentas estatísticas inovadoras e conceitos de Xadrez aplicados aos investimentos. Como jogador de Xadrez, eu não considero meus resultados expressivos, mas como analista de Xadrez tive trabalhos classificados como top-10 do mundo pelo júri de 10 GMs do Sahovski Informator, além de trabalhos top-19 e top-26 mundial. Em Estatística sou autor de um número considerável de inovações, inclusive nos trabalhos de alguns ganhadores do Nobel, especialmente nas áreas de Econometria, Psicometria, Antropometria e Astrometria. A aplicação dessas e outras aptidões combinadas resultou no Saturno V. Por isso um artigo que relaciona Xadrez e Estatística toca em assuntos importantes e profundamente relacionados ao Saturno V e a investimentos de modo geral.
Uma das mais importantes aplicações da Estatística é na detecção de fraudes. Sejam fraudes em eleições, em balanços empresariais, grafologia ou artefatos históricos, a Estatística provê ferramentas sofisticadas que frequentemente antecipa descobertas que levam meses ou anos para serem confirmadas por outros métodos. Mas para isso a Estatística precisa ser bem aplicada, caso contrário pode conduzir a conclusões incorretas, o que, aliás, acontece muitas vezes.
Diferentemente de outras modalidades esportivas, nas quais os escândalos são frequentes, o Xadrez costuma ser um território pacato de atletas relativamente bem-comportados. Mas eventualmente é abalado com alguma anomalia, e dessa vez foi um verdadeiro tsunami. A palavra “fraude” invadiu o reino do xadrez no dia 19/09/2022, quando o atual pentacampeão mundial Magnus Carlsen abandonou uma partida como forma de protesto. Isso aconteceu duas semanas depois que Carlsen havia perdido para um rapaz de 19 anos chamado Hans Niemann, sob a suspeita de que Niemann havia se beneficiado com o uso de recursos desleais.
Desde então, esse assunto vem ganhando espaço nas mídias do mundo inteiro. Muitos especialistas e curiosos estão opinando a respeito, mas a dúvida continua: há alguma evidência concreta de que Niemann teria realizado trapaça em jogos presenciais?
Com uma abordagem inédita até o momento, trazemos a provável solução a essa controvérsia. No artigo que publicamos em 20/09/2022, apresentamos uma análise baseada na comparação entre a evolução do rating em função da idade, que parece apontar precisamente onde se encontram as respostas para as dúvidas mais importantes, porque a evolução do rating FIDE de Niemann apresenta um comportamento muito diferente do de outros jovens jogadores da elite mundial. Além disso, o rating de Niemann também é diferente do da média dos jogadores em geral e não se ajusta a uma curva teórica que descreve a evolução dos ratings dos demais jogadores.