top of page

Manual de Xadrez, de Idel Becker

O Manual de Idel Becker é um dos melhores livros de Xadrez para iniciantes e jogadores intermediários (rating abaixo de 1800) em língua portuguesa.

Aborda diversos temas sobre aberturas, meio-jogo, finais, conceitos estratégicos, partidas comentadas, curiosidades sobre Xadrez, História do Xadrez etc.

Na parte técnica, é menos completo que Xadrez Básico, mas no que diz respeito a curiosidades sobre o jogo, é um dos mais interessantes.

Numa das seções, há uma lista de recomendações sobre como analisar e como tomar boas decisões. Se a pessoa ler e compreender bem os princípios apresentados só neste pequeno trecho, já consegue uma melhora substancial no seu nível de jogo.

Na parte sobre miniaturas, apresenta uma interessante lista de partidas curtas, que variam de 4 a 15 lances, geralmente disputadas entre mestres, o que as torna especialmente divertidas, já que as partidas de 4 lances não são mate do pastor, mas sim algum erro menos óbvio, e são relativamente raros os jogos perdidos por um mestre em tão poucos lances. Por isso são bastante interessantes.

Algumas das informações já não são tão úteis atualmente porque se pode encontrar facilmente pesquisando pelo Google, como a lista dos campeões mundiais, mas na época q o livro foi publicado (~1985), era uma informação importante que todos deveriam conhecer.

Seu autor foi professor titular de Literatura, médico, filósofo e historiador, autor de 20 livros, inclusive 2 sobre Xadrez. Como jogador, não conheço detalhes de seu histórico, mas Albert Becker foi 13º melhor do mundo em 1933, não sei qual o parentesco entre eles.

Se o pessoal se interessar, pretendo publicar outras análises do Xadrez Básico, Lições Elementares do Capablanca, Meus grandes predecessores, Partidas selecionadas de Márcios Elísio de Freitas, Minhas 60 melhores partidas, Estratégia Moderna, Estratégias Vitoriosas, A prova do tempo, entre outros...

Veja Também!

bottom of page