18 de junho de 2021


Saturno V: +17% em menos de 3 dias, mas não em todas as contas

 

por Hindemburg Melão jr.

 

Depois de um longo período ruim, oscilando entre ganhos e perdas – mais perdas do que ganhos –, ontem o Saturno V finalmente abriu uma boa operação que, até o momento, está gerando pouco mais de 17% de lucro. Infelizmente a operação não foi executada em cerca de metade das contas, inclusive na conta de referência, usada como parâmetro para o histórico do site, que com esse resultado deixaria de estar negativa em 2021. 
 
Embora a situação dos últimos 18 meses continue ruim, esta operação se mostrou tranquilizadora sob vários aspectos. Em primeiro lugar, porque os piores momentos do Saturno V coincidiram com as datas próximas aos picos das ondas da pandemia, especialmente março e abril de 2020, e só não foi mais grave em janeiro de 2021 porque a versão que estava sendo utilizada foi substituída no final de 2020 por uma mais robusta para lidar com este cenário. 

coronavirus-data-explorer.png

 

Isso sugere fortemente que, com a remissão da pandemia, o mesmo deve ocorrer com as performances do Saturno V e, de fato, com o crescimento no número de vacinados e achatamento da curva de pessoas infectadas e hospitalizadas, os resultados começam a melhorar, especialmente com esta última operação. 
 
Outro ponto importante é que a partir de 4/4/2021 passou a ser utilizada a versão T-124d, que é uma das mais robustas a oscilações no spread. É uma versão “antiga”, otimizada em 2014, mas que apresentou melhores resultados nos anos e meses recentes do que as novas versões. Isso é particularmente notável se considerar que ela utilizou exclusivamente dados anteriores a 2014 para fazer a modelagem de como deveria se comportar durante os anos seguintes (inclusive o momento atual da pandemia), e mesmo assim mostrou que teria atravessado esse período sem grandes problemas. 
 
O gráfico a seguir mostra os resultados da T-124d gen-1019 entre 1/12/1986 a 9/6/2021:

ST124d.png

 

E o próximo gráfico mostra o mesmo período usando escala logarítmica:

ST124d_log.png

 

Embora possamos observar uma redução no ritmo de crescimento em meados de 2016, esse efeito é observado também em outros momentos do histórico, inclusive alguns períodos de decrescimento, como meados de 1987, final de 1994, final de 1999, e depois desses ritmos desacelerados, ele retoma o ritmo mais vigoroso, portanto são eventos transitórios, que não afetam o crescimento de longo prazo. Neste caso, não chegou a ocorrer um declínio na curva de crescimento da T-124d gen-1019, mas desacelerou o crescimento, o que é comparativamente melhor do que os resultados observados com outras versões e configurações. 
 
Ainda é cedo para comemorar, porque é apenas uma operação excelente em meio a várias outras nos últimos 18 meses que se mostraram majoritariamente ruins, e os ganhos auferidos agora não chegam a cobrir as perdas nestes 18 meses. Mas considerando a evolução das vacinações e a relação entre os resultados do Saturno V com a pandemia, as evidências sugerem prognósticos muito promissores. 
 
Em relação ao erro na operação que não chegou a ser executada em algumas das contas, ainda não conseguimos identificar a causa. A operação foi aberta cerca de 17:15h do dia 15. Nas contas nas quais a operação não foi executada, na aba “diário”, aparece a mensagem “previous successfully authorization performed from” às 9:04 da manhã, e nenhum outro registro de evento no log depois disso. Há também uma mensagem 9:02h “MQL5 Community Authorization failed”. 
 
Há vários comentários sobre este tipo de erro no fórum da MetaQuotes, mas as respostas não esclarecem nada sobre essa situação. As contas que não operaram estavam logadas normalmente no momento, recebendo cotações normalmente, a janela de “execução de nova ordem” estava abrindo normalmente, os builds do MT4 são iguais aos das contas nas quais a operação foi executada, as versões e configurações do Saturno V são as mesmas, a conexão utilizada é a mesma. Também não foi observado nenhum padrão que relacione o erro a alguma corretora específica. Por exemplo: na Dukascopy houve algumas contas com execução e outras não; o mesmo na Global Prime e em outras corretoras. 
 
Houve uma suspeita inicial de que poderia haver relação com as últimas mensagens exibidas no log “previous successfully authorization performed from” e “MQL5 Community Authorization failed”, mas depois verificamos que estas mesmas mensagens também ocorrem nos logs das contas nas quais as operações foram executadas. Um amigo especialista em segurança na rede que trabalha há mais de 10 anos no Ministério Público da União, que também é um dos sócios do Saturno, está investigando junto à Dukascopy as possíveis causas, mas ao que tudo indica até o momento, não parece ser falha de nenhuma corretora, nem da MetaQuotes. Também não há indício de que possa ter sido algum bloqueio por firewall, antivírus ou similar, pois até o dia 10/6/2021 as execuções estavam ocorrendo normalmente e não houve alterações depois disso. 
 
Pelo que pudemos apurar até o momento, tudo indica que foi alguma falha de nossa parte. Por isso ofereceremos opcionalmente (A) um aumento nos hurdles na licença vigente ou (B) um aumento no prazo na próxima licença e aumento proporcional no hurdle da próxima licença, a todos os licenciados cuja operação de 15/6/2021, 17:15h, GMT-3h não chegou a ser executada. 
 
Detalhes da alternativa A: o hurdle da licença vigente será multiplicado por 1,2 (por exemplo: se seu hurdle era 125%, passa a ser 150% do CDI). As renovações para estes licenciados só serão necessárias depois que o lucro (sobre o valor aplicado + o valor da licença) tiver ultrapassado 150% do CDI no mesmo período. Para licenciados que entraram em períodos promocionais, cujos hurdles contratuais sejam diferentes de 125%, basta multiplicar seus respectivos hurdles por 1,2. 
 
Detalhes da alternativa B: continua valendo o hurdle atual para a licença vigente, e se optarem pela renovação, ganham 1 ano na próxima licença, com aumento proporcional no hurdle. Por exemplo: ao renovar a licença, terá direito a 3 anos em vez de 2, e o hurdle será 1,251,5 = 139,75% do CDI no triênio, em vez de 125% no biênio, e na hipótese de o lucro sobre o valor aplicado no triênio chegar a 100% antes de completar o triênio, não haverá necessidade de renovação, exceto se chegar a 150%. 
 
A escolha pela opção A ou B pode ser feita até o dia 31/7/2021. Quem não tiver feito a escolha até esta data, ficará automaticamente com a opção B. Por nossa parte, preferimos a alternativa B, mas para assegurar que as pessoas que prefiram não renovar suas licenças também sejam compensadas pela falha do dia 15/6/2021, decidimos oferecer também a alternativa A.  

Apesar de não termos identificado a causa, a situação já foi normalizada com a simples reinicialização, e logo em seguida os logs voltaram a ser atualizados. Também já estamos criando um script que monitorará os logs de cada conta a cada minuto e se houver algum indício de atraso na atualização dos logs que ultrapasse 10 minutos, serão enviadas mensagens para nossos e-mails e whatsapps notificando. 
 
Eu não gostaria de fazer prognósticos excessivamente otimistas com base em apenas 1 operação, com o risco de não se concretizarem, assim como não gosto de tentar minimizar o problema, que é de fato grave e tem se arrastado por mais de um ano e meio. Mas considerando o histórico em backtest da versão T-124d gen-1019, em conjunto com esta última operação, bem como a similaridade entre backtest e os resultados em contas reais nas operações anteriores (desde 4/4/2021), e tudo isso somado à vacinação em massa e ao achatamento da curva que descreve a evolução da pandemia, estes fatos sugerem que as expectativas otimistas estão razoavelmente bem fundamentadas. 
 
Agradecemos novamente a todos pela confiança e pela paciência ao atravessar um dos piores, talvez o pior período da história do Saturno V.