• Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

CONTATO

Para agilizar seu atendimento, por gentileza, preencha corretamente todos os campos abaixo:

© 2019 Saturno V Todos os direitos reservados. O Saturno V não comercializa nem distribui cotas de fundos de investimento ou qualquer outro ativo financeiro, fornecemos licença de uso do sistema automatizado. 

22 de Dezembro de 2019

Mensagem de Natal

Por Hindemburg Melão Jr.

 

Nesse Natal não estou muito inspirado para escrever uma nova mensagem, por isso me limitarei a escrever uma mensagem curta e linkarei uma seleção das melhores mensagens antigas; as que me pareceram as melhores são as de 2018 e de 2014.

 

Minha mensagem desde ano será muito simples, com um breve agradecimento a todos os amigos e clientes que têm colaborado com o crescimento do Saturno ao longo dos anos: em primeiro lugar, ao amigo João Antonio, que desde 2015 tem sido a pessoa mais ativa e dedicada aos assuntos do Saturno, contribuindo das mais variadas formas e numa proporção extraordinária. Meus agradecimentos à Tamara, que desde 2018 tem se dedicado com muito esmero e das mais variadas formas. Ao amigo Wagner, que esteve presente num momento muito importante, a todos os sócios, licenciados, colaboradores de todas as formas. Graças à participação de vocês, o Saturno tem evoluído cada vez mais e alcançado níveis de excelência e notabilidade cada vez mais dignificantes. Uma pena que tão poucas pessoas tomem conhecimento da existência do Saturno e, entre estas que tomam conhecimento, haja tão poucas que chegam a apreciar plenamente o que o Saturno tem a oferecer.

 

Fernando Pessoa, sob seu heterônimo Álvaro de Campos, escreveu certa vez:

 

“O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo.

O que há é pouca gente para dar por isso.”

(O vento lá fora). s.d. Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1944 (imp. 1993).  - 110.

 

Conforme resumiu o mestre Fernando Pessoa, apreciar a beleza de um teorema matemático exige muito mais do sujeito do que apreciar uma música, escultura ou partida de futebol. Por isso há muito mais apreciadores das artes menos técnicas e menos rigorosas, enquanto tão poucos conseguem desfrutar os encantos que a Matemática tem a nos oferecer.

 

Para apreciar uma boa música, basta ter ouvidos, mas para apreciar uma demonstração matemática é necessário compreender com exatidão os conceitos subjacentes, e acompanhar, passo-a-passo, sem perder de vista nenhum detalhe, os encadeamentos lógicos que explicam porque determinados axiomas e determina sequência proposicional conduzem a uma conclusão específica, em vez de conduzir a qualquer outra interpretação, sem margem para subjetividade, partindo de um conjunto de premissas evidentes e evoluindo, de forma gradual e didática, até chegar à percepção de uma verdade complexa e sutil, uma verdade que no início estava longe de ser evidente, mas torna-se evidente após seguir todos os passos da demonstração, causando surpresa e admiração.

 

A beleza está em atacar um problema complexo, aparentemente insolúvel, começando por fracionar, organizar e reestruturar dos componentes elementares deste problema, componentes que, ao serem analisados individualmente, são suficientemente simples e fáceis de compreender, e após a compreensão de cada argumento e de como os argumentos se conectam uns aos outros, fica-se apto a compreender o corolário todo, assim o problema que antes parecia incompreensível se revela com majestosa clareza.

 

A situação com o Saturno V é basicamente a mesma. Para apreciar os diferenciais do Saturno V é necessário dedicar muitas horas à leitura e análise de dezenas de artigos, compreender cada etapa dos estudos realizados para determinar a similaridade entre backtests e contas reais, os motivos estatísticos pelos quais os resultados obtidos em determinado intervalo histórico tendem a se perpetuar em quaisquer outros intervalos, os cuidados que precisam ser tomados para assegurar que essa propriedade seja mantida, a importância de se utilizar dados tick-by-tick, a importância de simular o máximo possível de parâmetros da situação real, entre outros quesitos imprescindíveis a uma estratégia consistente a longo prazo e que seja reprodutível em condições.

 

Quando a pessoa começa a leitura dos artigos, pode ser cansativo, alguns textos são densos e técnicos, eventualmente podem exigir a consulta de outras fontes, mas aos poucos começa a ficar claro como os diferentes tópicos estão interligados e como esse conjunto de conhecimentos contribui para a formação de uma visão crítica mais aguçada e eficiente, capaz de distinguir entre um investimento verdadeiramente científico e bem planejado de uma especulação sem fundamento. Quem não desiste da leitura e prossegue até o fim, acaba tendo múltiplas recompensas. Uma dessas recompensas é que a pessoa aprimora seus critérios para tomar decisões sobre muitos assuntos diferentes, inclusive sobre investimentos.

 

Lamentavelmente, assim como poucos apreciam a beleza da Matemática, também há poucos que apreciam os diferenciais do Saturno. Por isso, se você é um usuário do Saturno, isso o coloca numa condição duplamente privilegiada, pois além de ter uma compreensão muito acima da média e que lhe permite enxergar muito além da multidão, essa virtude lhe trás como recompensa uma rentabilidade muito acima de outras alternativas, com risco muito menor, estabilidade e consistência muito maiores.

 

Veja também nossas mensagens de Natal de 2014 e 2019 nos links a seguir:

Mensagem de Natal 2014

Mensagem de Natal 2018