• Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

CONTATO

© 2019 Saturno V Todos os direitos reservados. O Saturno V não comercializa nem distribui cotas de fundos de investimento ou qualquer outro ativo financeiro, fornecemos licença de uso do sistema automatizado. 

HISTÓRIA

A origem do Saturno V remonta a 2005, quando Hindemburg Melão Jr. percebeu que o seu conhecimento em matemática, estatística e método científico, bem como sua aptidão para exatas, xadrez e seu histórico de inovações teóricas, poderiam lhe ajudar a criar estratégias bem-sucedidas para o mercado financeiro.

 

É difícil determinar precisamente onde começa a história do Saturno V, porque muitas ferramentas e métodos utilizados, bem como experiências que foram aproveitadas, remontam ao final dos anos 1980. Os hábitos analíticos usados em Xadrez e Xadrez Epistolar, algumas ideias em Matemática, Física, Cosmologia, Astronomia, Psicometria, são alguns exemplos. A ideia de trabalhar com números fatoriais não inteiros, por exemplo, remonta a 1991, e em várias ocasiões foram utilizados procedimentos equivalentes para transformar situações nas quais só se podia lidar com números inteiros, em situações muito mais ricas em possibilidades, ao admitir inputs fracionários, irracionais e transcendentais. Usar um número inteiro de períodos para uma média móvel, por exemplo. Em vez de usar uma média com 4 períodos, digamos que o valor ótimo fosse menor que 4 e maior que 3. Nesse caso específico é fácil de resolver o problema, usando timeframes menores. Em vez de 3 dias ou 4 dias, bastaria usar 72 horas ou 96 horas, respectivamente, e com isso se conseguiria 24 valores intermediários entre 3 e 4 dias para conseguir um ajuste mais fino para esta variável. Embora as médias calculadas com 72h ou 96h não seja equivalente às médias 3 dias ou 4 dias, essa mudança no timeframe possibilita fracionar a variável desejada por um caminho bastante simples. Mas existem casos muito mais complexos, nos quais não se consegue resolver tão facilmente a questão de transformar uma variável discreta em variável contínua, ou discretizá-la em partes menores e preservar as mesmas propriedades que a variável possuía enquanto utilizava exclusivamente valores inteiros. Ao longo do processo de desenvolvimento do Saturno V, surgiram muitas situações com esta, nas quais era necessário dar soluções não triviais a problemas que exigiam criar ferramentas estatísticas que não existiam, ou reformular ferramentas tradicionais para que pudessem se adequar às particularidades do problema a ser resolvido. Algumas vezes essas soluções podiam ser alcançadas usando inovações anteriores, ou aplicando métodos por meio dos quais haviam sido criadas inovações anteriores, ou métodos análogos, que de algum modo acabava envolvendo experiências de décadas atrás. Por isso é difícil dizer em que momento o Saturno V começou, já que muitas de suas partes surgiram nos anos 1980 e 90. 
 
Mas pode-se considerar que o período no qual Melão Jr. começou a se interessar por investimentos seja o separador de águas, e isso ocorreu em meados de 2005. No início, Melão Jr. criou estratégias manuais que ele próprio executava. Contudo, pouco tempo depois, em 2006, percebeu que criar algoritmos para implementar as estratégias de maneira automática traria uma série de vantagens: a estratégia seria executada de forma consistente, com rapidez, sem influência de fatores psicológicos e sem interrupções que traders humanos sofrem. A vantagem mais importante, no entanto, seria o fato de que as estratégias automáticas poderiam ser testadas sobre longos históricos de cotações, de várias décadas ou séculos, em apenas alguns segundos ou minutos. Desta forma, a estratégia poderia ser rodada no histórico de um par de moedas, de uma ação da bolsa ou de um índice de ações, e em poucos segundos se saberia como a estratégia teria performado, se tivesse operado nestes instrumentos. Além disso, a estratégia poderia ser otimizada, isto é, poderia testar diversos valores para os seus parâmetros, com o intuito de descobrir o conjunto de valores que se sairia melhor.
 
A partir de então, Melão Jr. passou a se dedicar ao desenvolvimento de estratégias automáticas, adotando os mais rigorosos protocolos da metodologia científica. Os primeiros testes foram realizados tanto com estratégias prontas, ensinadas em livros, corretoras, sites educacionais etc., quanto com estratégias de autoria própria. Logo nos primeiros meses, ficou evidente que nenhuma das mais de 500 estratégias prontas oferecia a menor possibilidade de gerar resultados positivos, mesmo testando-as com milhares de configurações diferentes. O site da Meta Quotes oferecia um repositório com mais de 2.000 estratégias prontas para download, e outros sites ofereciam outras centenas. Entre estas, foram selecionadas mais de 500 das que recebiam melhores reviews e procurando também evitar redundância de testar estratégias quase idênticas. Todas geravam resultados negativos e a maioria não durava um ano até levar a carteira à ruína. As primeiras estratégias de autoria própria também não produziam resultados consistentes e foram necessários vários meses e milhões de genótipos testados para que os primeiros resultados promissores começassem a ser obtidos. 
 
Em março de 2007 estavam prontos os primeiros ancestrais do Saturno V, capazes de se manter positivos a longo prazo, de forma consistente. A rentabilidade ainda era baixa, a consistência também era baixa, mas já constituía um avanço importante. Em meados de 2008, houve mais alguns avanços importantes que começaram a evoluir para a atual estrutura do Saturno V, bem como o nome "Saturno V" começou a ser utilizado. Em 2010, finalmente o Saturno V estava maduro para ser utilizado em contas reais.  
 
Boa parte desta pesquisa foi publicada na forma de artigos, que podem ser acessados nesta seção do nosso website. Hoje há uma bibliografia de mais de 400 artigos sobre investimentos e 1.600 artigos sobre outras áreas diversas, os quais expõem parte das inovações teóricas de Melão Jr. sobre otimizações de estratégias, gerenciamento de riscos, ranqueamento e seleção de genótipos, entre uma grande variedade de outros temas relacionados a investimentos, bem como temas científicos, filosóficos, teológicos e educacionais. 
  
Anos de pesquisa e desenvolvimento se passaram antes que a primeira versão do Saturno V começasse a operar no mercado. Em 2010, a versão 6 foi lançada, que combinava alta rentabilidade, baixo risco, resiliência em períodos históricos diversos, estabilidade e homogeneidade. Com isso, em agosto do mesmo ano, entrou em operação em contas reais o Saturno V 6. Em um ano, já acumulava lucro de mais de 37%; em dois anos, o lucro passava de 102%. 

Com o Saturno V rodando em contas reais, foi possível também estudar a similaridade entre os backtests e as contas reais, para verificar se os resultados dos backtests poderiam ser interpretados como boas representações do que se poderia esperar para a situação real. Estes estudos mostraram que os backtests eram tão similares a uma conta real quanto duas contas reais comparadas entre si. Leia mais sobre os aspectos técnicos do Saturno clicando aqui. 
 
Até 2014, apesar dos excelentes resultados, no que diz respeito à performance, o Saturno V continuava quase no completo anonimato. No final de 2014, João Antônio se tornou licenciado do Saturno V. Embora João vivesse na Suíça e Melão no Brasil, mantiveram contato frequente, conversando sobre diferentes temas, e se tornaram grandes amigos. João passou a desempenhar um papel excepcionalmente importante em todos os aspectos relacionados ao Saturno V, inclusive aspectos científicos, técnicos e tecnológicos, jurídicos, publicitários, administrativos etc. João foi menino prodígio em Matemática e Ciência da Computação, foi finalista em Olimpíada da Matemática, é especialista em Direito Internacional, com um mestrado na Suíça, é empreendedor e investidor em várias startups de Tecnologia. No final de 2015, João havia lido mais de 1.000 artigos de Melão Jr., inclusive todos sobre o Saturno V e vários outros sobre temas variados. Após uma conversa com Melão sobre negócios, João deixou todas as suas outras atividades para se dedicar exclusivamente ao Saturno V, e atualmente coloca sob gestão do Saturno V mais de 80% de seu patrimônio. Essa parceria tem contribuído de forma inestimável para o crescimento do Saturno V, inclusive a prospecção de vários investidores europeus, a utilização do Saturno V por um fundo de investimentos, a inscrição em vários rankings internacionais e, consequente, conquista de prêmios internacionais, totalizando 20 prêmios até o momento. Além disso, João faz apresentações presenciais do Saturno V a investidores de elevado perfil, contratou designers para redesenhar o site, abriu escritórios de representação em diferentes países, estabeleceu parcerias, está montando um servidor com várias GPUs e contratou uma excepcional equipe de programadores, constituída por notáveis talentos da programação, laureados com medalhas nacionais e internacionais em Olimpíadas da Computação, Olimpíadas da Matemática e Olimpíadas da Física, professores universitários e pesquisadores em algumas das universidades mais prestigiadas do mundo. Essa equipe trabalha atualmente no desenvolvimento de uma plataforma de otimizações exclusiva para o Saturno V, com funcionalidades inéditas e nível de performance muito acima das melhores ferramentas do mercado, proporcionando um ambiente de desenvolvimento mais profícuo, estimulando melhores resultados, além de mais seguro, escalável e completo. Convém citar que a seleção dessa equipe de programadores foi feita em duas etapas: a primeira com uso do Sigma Test e a segunda com desafios de programação criados pelo próprio João.

Em 2017, os resultados do Saturno V desde 2010 foram verificados independentemente por uma das maiores firmas de auditoria do mundo, membro da Big Four, que atestou a acurácia do histórico. A mesma firma também é responsável pela auditoria do fundo de investimentos no qual o Saturno V é utilizado.

Passados mais de dez anos desde que Melão Jr. começou a pesquisar sobre investimentos, hoje o Saturno V já recebeu diversas demonstrações de reconhecimento de sua eficiência, rigor, estabilidade e consistência, situando-se no topo de rankings mundiais e recebendo prêmios de excelência. 

 

Há mais

de 10 anos

 

Melão Jr. começou a trabalhar nos precursores do sistema Saturno V

Track Record de mais de 8 anos

 

Desde 2010 gerando retornos excepcionais para nossos clientes

Rentabilidade acima de 33% ano

 

verificados por uma das 4 maiores empresasa de auditoria do mundo

+ de 400 artigos científicos

 

sobre formulação, testagem e validação de estratégias de investimentos

129 anos em backtests

 

Atravessando diversas  grandes crises e se mantendo lucrativo

20 Prêmios internacionais

 

À frente de milhares de fundos de vários países nos rankings da IASG, Barclay Hedge, Preqin, etc.